Já que contei uma experiência ruim, vou contar uma boa para compensar.
Em janeiro, viajei pra Buenos Aires com uma amiga. Chegando lá, enchi a paciência dela falando da maquiagem da MAC, porque eu já uso há alguns anos e adoro; convenci que ela tinha que experimentar. Durante as compras, arrastei ela pra MAC do Falabella Unicenter.
Chegando lá, (não) fomos atendidas por uma menina metidééééérrema, que insistia em nos ignorar! Minha amiga teve que experimentar as bases sozinha, até descobrir a correta para a pele dela, porque a atendente desdenhou totalmente – mal se aproximou para ajudar! Imagine a minha cara de vergonha, tendo recomendado a marca! Minha amiga escolheu a dela e pediu; eu disse que já sabia qual era a minha tonalidade, pedi meu produto também. A menina levou os produtos e deixou com o caixa, procedimento normal. Compramos e fomos embora.
Ainda tinha um restinho do produto que havia levado do Brasil e fui usando na viagem, deixei o novo intocado. Quando cheguei ao Brasil e fui guardar o produto novo, quase chorei de raiva: a menina me deu uma Studio Fix NW30, sendo que eu sou negra e tinha pedido a NW43!!! Me culpei muito por não ter conferido lá... mas tinha deixado claro o que eu queria, e que o produto era para mim! Não tinha como se enganar tanto! Entrei em contato com a MAC através do site, pedindo ajuda para solucionar o problema. Também entrei em contato com o Falabella, que, obviamente, nada fez a respeito – só me responderam (mal) quando liguei para eles; os e-mails foram ignorados.
Ocorre que a MAC dos EUA entrou em contato com a do Brasil, que me procurou. Explicaram que não podiam trocar o produto, mesmo fechado, nem mesmo se eu custeasse o envio para a Argentina; a única forma de trocar seria comparecendo pessoalmente, dentro do prazo, na loja do Falabella – e eu não ia voltar lá tão cedo.
No entanto, embora na prática a MAC da Argentina nada tenha a ver com a do Brasil ou com a dos EUA, ficou muito claro que a marca tem um nome a zelar e preza o atendimento ao cliente. Houve todo o cuidado de entrar em contato comigo, responder a minha reclamação e até resolver o meu problema. Confesso que foram muitos contatos, demorou um tempinho até, mas eles não me deixaram na mão.
Nem sempre as vendedoras representam bem o cuidado da marca. No meu caso, já houve atendentes da MAC que foram meio metidinhas inicialmente, mas depois me atenderam direitinho. Essa foi a única vez em que fui realmente mal atendida – e já comprei na MAC daqui do Rio, de NY, Boston & surroundings... Depois dessa experiência, o que me marcou foi a atenção da Brand Manager, que tirou um tempinho pra me ligar no meio do seu corre-corre na SPFW. Então, o ideal é que, nas lojas, também fique claro a política da marca, que obviamente preza o cliente.
E, pra não dizerem que eu que sou a bitch e mereço mal atendimento, reitero que há atendentes super prestativos e que foi com uma sales rep deles que aprendi a me maquiar de verdade!